terça-feira, 25 de outubro de 2011

PROFUNDA REFLEXÃO E ANÁLISE.

Fragmento de texto para nossa profunda reflexão e análise:

O EGOÍSMO

Não é preciso ser versado em psicologia para perceber que a fonte de todos os vícios que caracterizam a imperfeição humana é o egoísmo. Dele dimanam a ambição, o ciúme, a inveja, o ódio, o orgulho e toda sorte de males que infelicitam a Humanidade, pelas mágoas que produzem, pelas dissensões que provocam e pelas perturbações sociais a que dão ensejo.
Vemo-lo manifesto neste mundo sob as variadas formas, ....
O egoísmo sectário é aquele que transforma crentes em fanáticos, a cujos olhos só a sua igreja é verdadeira e salvadora, sendo, todas as outras, fontes de erro e de perdição, fanáticos aos quais se proíbe de ouvir ou ler qualquer coisa que contrarie os dogmas de sua organização religiosa, aos quais se interdita auxiliar instituições de assistência social cujos dirigentes tenham princípios religiosos diversos do seu, e aos quais se inculca ser um dever de consciência defender tamanha estreiteza de sentimentos.
Esse tipo de egoísmo é, seguramente, o mais funesto, por se revestir de um fanatismo religioso, obstando que os ingênuos e desprevenidos o reconheçam pelo que é, na realidade.
Foi esse egoísmo sectário que, no passado, promoveu as chamadas guerras religiosas e a “santa” Inquisição, de tão triste memória, infligindo torturas e mortes excruciantes e centenas de milhares de homens, mulheres e crianças, e, ainda hoje, desperta, acoroçoa e mantém a animosidade entre milhões de criaturas, retardando o estabelecimento daquela Fraternidade Universal que o Cristo veio preparar com o seu Evangelho de Amor.
........
( fonte.: livro As Leis Morais, capítulo “O Egoísmo” – Autor Rodolfo Calligaris – FEB)

Comentário.: Não será este o “caso” das recentes leis e ataques a Religião milenar de matrizes africanas em nosso pais e nos demais do mundo inteiro. Está havendo uma verdadeira aculturação(*), imposição de “fé” nascida na Europa e Outras Nações ( volta da “catequização” ).

(*)aculturação
s. f.
Fenómeno pelo qual um grupo de indivíduos de uma cultura definida entra em contacto com uma cultura diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário