terça-feira, 8 de novembro de 2011

VALE A PENA RECORDAR !!! PAI EUCLIDES ( TALABYAN )

Texto de Pai Euclides
“Com efeito, quase todas as coisas,
segundo a Lei, se purificam com sangue;
e sem derramento de sangue não há remissão.”
(Hebreus 9:22)


A religião do Candomblé desde o seu surgimento no Brasil sofre perseguição em nosso país e que continua até os tempos de hoje. Essa perseguição vai dá mais simples manifestação pessoal até a não aceitação das práticas religiosas afrobrasileira. Pode-se afirmar a mais recente perseguição é a Lei 202/10 que a Câmara de Vereadores do Município de Piracicaba/SP tenta aprovar, aonde “coibi o sacrifício de animais em práticas religiosas.”
Essa Lei 202/10 reflete como a intolerância religiosa precisa ser discutida pela sociedade brasileira a fim de garantir que as práticas religiosas em todos os segmentos sejam respeitadas. A religião do Candomblé é eminentemente comunitária, preocupa-se com o bem estar comunitário de todos. Esse costume afrobrasileiro é milenar. O sacrifício de animais no Candomblé é realizado de forma cerimoniosa e respeitosa, sobretudo, temos os cânticos apropriados para pedir licença, para fazer esses rituais, além do perdão para purificarmos.
Não sabemos de nenhum comentário e/ou publicação de que pessoas adoeceram sobre essas imolações feitas. Têm-se a delicadeza de pegar o animal de forma cuidadosa e religiosa para saber se estar sadio. As carnes desses animais oferecidos a cada Orixá são bem tratadas, limpas e cozidas para fazer a comunhão na comunidade de terreiro.
Para tanto, constatamos animais de todas as espécies que são sacrificados, maltratados diariamente dentro de alguns carros dos marchantes até chegarem aos abatedouros sem a mínima condição de higiene e saneamento básico e pronto para serem consumidos por nós seres humanos nos mercados livres. No mesmo patamar estão os animais de penas as aves que podem estar gripadas e maléficas e não sabemos que processam passam até chegar ao consumo das pessoas em seu dia-a-dia.
Quem nos garante de forma geral que todos esses animais estão sadios quando vão para a mesa da população para ser consumidos?
Quantos mercados públicos são condenados pela saúde pública por estar em péssimas condições de ser usados e carnes de todo e qualquer tipo de animal exposto para que as pessoas comprem e leve para toda a família consumir?
Há que se refletir e tomar decisões de forma coerente e respeitosa. A comunidade afrobrasileira e tradicional de terreiro precisam estar atentas para coibir a toda e qualquer prática de intolerância religiosa em todos os segmentos.

Pai Euclides (Talabyan)
Fundador da Casa Fanti Ashanti e Babalorixá a partir de Janeiro de 1958 em São Luís - Maranhão

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