terça-feira, 14 de dezembro de 2010


tradição Babalorixá Vadinho de Ogum inicia o ritual de lavação na Rua D. Pedro 2º
Religiosos realizam lavação do calçadão da Rua Dom Pedro 2°
Silas Macedo
Da Redação
Fechar
Delicious
Praticantes do candomblé e umbanda realizaram na manhã de ontem uma homenagem ao aniversário de 450 da cidade com a lavação do calçadão na Rua D. Pedro 2°, no Centro.
O babalorixá Vadinho de Ogum disse que a escolha do local para lavação se deu por conta da localização da antiga igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, onde eram realizados ritos religiosos da comunidade negra.
Vadinho falou que o intuito da ação é criar uma tradição que homenageie e resgate a cultura afro no município com a realização de uma caminhada tradicional para Oxum.
“A intenção não é afrontar ou desrespeitar qualquer religião, apenas fazer uma celebração ecumênica e resgatar a identidade do nosso povo”, afirmou o babalorixá.
Ele explicou que segundo as religiões afrodescendentes, a cidade de Guarulhos é protegida por Oxum – orixá feminino das águas doces que representa a prosperidade e o amor – equivalente no catolicismo a Nossa Senhora do Rosário.
O prefeito Sebastião Almeida acompanhou todo o ritual que teve canções tradicionais, orações e a lavação.
Almeida afirmou que mesmo diante do preconceito é necessário dispor de espaços para todos os ritos religiosos, pois a cidade é constituída de culturas distintas.
“Guarulhos é o que é por causa das culturas e dos povos que vivem aqui”, disse ele.
Diante do ritual, o prefeito Almeida afirmou que a celebração religiosa é uma forma de homenagear os homens negros que ajudaram a construir a história da cidade.
A coordenadora da Igualdade Social Edna Roland disse que o culto no calçadão é de extrema importância para a comunidade afrodescendente e proporcionar o resgate das raízes e da cultura de um povo.
“Essa é uma grande celebração, um manifesto a Oxum e ao aniversário de 450 anos da cidade”, disse Edna. 
fonte: dgnews/08 de dezembro 2010
Diário de Guarulhos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário